Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Projeto de leitura!!

PROJETO DE LEITURA


Leitura na escola

Curso de Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade

Grupo: Adriana da Silva Cursino, Daiane Faller, Daiane Lidiane Ziemann, Fabiane Limberger e Rosi Calheiro.







Justificativa:
 

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado. É importante favorecermos a familiaridade das crianças com as diferentes histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.



Objetivos:

  • Incentivar o hábito de leitura;
  • Desenvolver a criatividade, atenção, o senso crítico;
  • Compreender os diferentes gêneros literários;
  • Familiarizá-las com as histórias;
  • Ampliar o repertório de histórias que elas conhecem;

Metodologia:
 

O projeto de Leitura na Escola será organizado em três fases, onde todos os professores da escola estaram envolvidos fazendo com que nossos alunos sintam o prazer em participar do presente projeto.





 
Fase 1:

Nesta fase será realizado um questionário diagnóstico com todos os alunos da escola, onde no mesmo irá constar todo o histórico do aluno em relação a leitura.
O questionário conterá as seguintes questões:

Qual o seu hábito de leitura ?
Você lê com frequencia ?
Quais os livros que você mais gosta?
Que tipo de livro você prefere?
Desde quando tem contato com os livros?
E para você qual a importância da leitura?

Na fase 1 os professores através do questionário irão conhecer seus alunos, podendo fazer um balanceamento a respeito do hábito de leitura de cada um. Analisando assim a importância do projeto. Fazer um gráfico com os resultados do projeto. Como no exemplo abaixo:


Fase 2:
 

Após o levantamento da fase 1 os professores irão se reunir para discutir a respeito dos resultados.
E assim decidir qual será a prioridade no momento para iniciar as atividades com os alunos.



Fase 3:



Nesta fase serão realizadas atividades para desenvolver em nossos alunos o hábito por leitura, disponibilizando a eles variados materiais, como livros, revistas, jornais e até a internet.



ATIVIDADES:

Palestra para os pais:
 

Realizar uma palestra para os pais, mostrando a eles o estudo realizado na fase 1 deste projeto e apresentando a importância da leitura em várias fases da vida dos alunos. Conversar com eles a respeito do projeto que será realizado na escola e pedir a colaboração deles para com a escola.


Canto da leitura:
 

Criar nas dependências da escola um espaço reservado para a leitura, onde os alunos poderão ir lá com bastante freqüência E também uma vez por semana uma turma da escola irá dramatizar uma historia para todos os alunos.
Trazer voluntários para lerem historias as crianças na hora do recreio.


Sacola Mágica:
 

Nesta sacola mágica terá vários tipos de livros, revistas e jornais onde uma vez por semana um aluno levará para casa para ler juntamente com seus pais. Cada semana será escolhido um aluno e este ficará na responsabilidade de trazer a mesma bem conservada.
As professoras ficaram responsáveis pela troca do material por um amis atualizado.


Nosso livro:
 

Cada turma irá criar um livro com várias historias. A professora de Portugues será responsável pela criação das redações dos alunos para no final criar o livro. Este livro também irá circular pela escola, onde todas as turmas irão trocar.
No final pode -se publicar as melhores histórias em um livro de verdade, o lucro será da escola.


Na biblioteca:
 

Os alunos poderão ter contato com vários gêneros de livros onde podem levar para casa para ler.


Na rede:


Cada turma terá o seu dia na sala de computação onde eles utilizarão os recursos da sala para terem um maior contato com a leitura. Podem fazer pesquisas a respeito dos autores preferidos, resumo de livros. E também cada turma vai criar um blog para trocar experiencias com outras pessoas a respeito da importância da leitura na sua vida. Cada turma deve escolher uma professora para ficar responsável pelo blog



Conclusão:
 

O presente projeto não terá fim pois todas estas atividades serão realizadas durante todo o ano letivo. Podendo os professores acrescentar novas atividades no decorrer do ano ou até finalizar alguma que não atingiu os objetivos.







Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”
Bill Gates

Nenhum comentário:

Postar um comentário