Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Atividade final do curso

Atividade sobre o consumismo:

JUSTIFICATIVA:

É cada vez maior o número de jovens brasileiros que apresentam um interesse especial em fazer compras. Tratar sobre o consumismo é importante para que os alunos entendam a historicidade do uso do dinheiro. Através de vários textos, promover-se-á reflexões e debates sobre o consumismo.

Público Alvo

Alunos do Ensino Médio.



Materiais e Recursos Utilizados

  • Leitura de textos literários.
  • Leituras de músicas.


Etapas Propostas

Apresentar a letra da música “Consumismo”, da Banda H9 e realizar sua leitura.

Comprar celular, comprar computador
Comprar qualquer troço pra aliviar minha dor
Eu preciso gastar, eu preciso consumir
Preciso de um rémedio que me faça dormir
Preciso de paz, eu preciso viver
Preciso lutar pra conseguir vencer
Sair do marasmo e minha vida mudar
Erguer a minha cabeça, um novo rumo buscar

Falsos amigos, depressão, crack, maconha, prostituição
Cachaça, cigarro, futilidade, amanhecer jogado pelas ruas da
Cidade
Isso não é viver, isso não é se divertir, isso é uma loucura
Isso é se destruir
Para muitos jovens eu só lamento, vivem essa a vida a todo
Momento

Você não precisa de um novo amor, você não precisa na noite se
Expor
Você não precisa um cigarro acender, você não precisa ir para um
Boteco beber
Você não precisa uma carreira cheirar, você não precisa sua vida
Estragar
Você só tem que mudar de direção, você precisa de jesus no
Coração

Do que vai adiantar o mundo inteiro você comprar e depois pagar
O preço
Sua alma vai ter que dar

  • Após a leitura propor aos alunos a audição da música.

http://www.youtube.com/watch?v=EeZ7hKpq8FU

  • Em seguida será apresentado a letra e música “Geração Coca-Cola” do inesquecível Legião Urbana.

http://www.youtube.com/watch?v=fvEwI7q4DMw
Geração Coca-Cola Legião Urbana
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês nos empurraram
Com os enlatados dos USA, de 9 às 6.

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola.

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola.

Depois de vinte anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis.

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

  • Logo após, propor reflexão e debate sobre os temas abordados nas letras das músicas.

Atividades


  • Iniciar a abordagem da temática perguntando aos alunos o que acham que significa ser consumista.
  • Debater sobre o uso do dinheiro na atualidade. Sugestões: quais são os meios que o jovem utiliza atualmente para fazer suas compras (cartão de crédito, débito, dinheiro - pagamento à vista -, cheques etc.)? Quais são os principais objetos de consumo e com qual periodicidade ele troca essas mercadorias?
  • Mostrar algumas propagandas em que o apelo ao público jovem seja evidente (campanhas publicitárias de diferentes meios de comunicação: revistas, jornais, televisão, rádio etc).
  • Depois da leitura do material, peça que escrevam coletivamente um texto jornalístico (toda a sala precisa colaborar com as informações que os diferentes materiais oferecem). Observação: esse texto pode ser exposto para o restante da escola ou ainda postar no Blog.
  • Escolher um poema ou uma música que retrate o consumismo e realizar uma paródia.

Avaliação:

Fazer a avaliação em conjunto com os alunos uma vez que cada um deve fazer sua auto- avaliação e assim aprofessora deve dar a nota final.

Um comentário:

  1. Meninas! Parabéns! O projeto é excelente. Ponham em prática! Precisamos fazer a diferença! Bjos! Clarinha

    ResponderExcluir